01/12/2014

Como conseguir parcerias com lojas?

Oi meninas tudo bom? Acho que um assunto que é muito comentado e discutido na blogosfera é o de como conseguir parcerias. Tempos atrás lembro que os blogs eram apenas um hobby, apenas um diário virtual e que muitas pessoas usavam ele para compartilhar dicas, idéias sobre diversos assuntos. Só que os tempos mudaram e o assunto blog começou a ficar sério. E hoje em dia como tem muitas blogueiras iniciantes, elas devem ficar perdidas no assunto parcerias. Acabam visitando aquele blog, vendo as parcerias que ele tem e ficando confusa de como tudo isso funciona. Então nesse post vou tentar tirar as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e também darei algumas dicas. Vamos lá?


Seu blog

Sabe aquele ditado que a primeira impressão é a que fica? Então, é mais ou menos isso que acontece na maioria das parcerias. E é importante que o seu blog cause uma boa impressão, pois se a loja fechar parceria com você é ali que ela estará divulgando a sua empresa. Começando pelo layout. Tenha um layout agradável com cores leves nada daqueles blogs com gifs animados caindo sobre a página do blog e que atrapalhe a leitura. Também tenha fotos de qualidade e uma escrita agradável.

Seguidores/Leitores/Comentários

Muitas meninas assim que acabam de criar o blog querem conseguir parcerias de um dia para o outro. Calma! Não é assim que as coisas funcionam. Em uma parceria os dois lados tem que ganhar um certo benefício. A loja ganhará a divulgação no seu blog, dependendo do tamanho do seu público a loja ficará mais conhecida e poderá ganhar novos clientes, e para isso acontecer a loja precisa ver que você tem um público ativo, ou seja um bom número de seguidores, visualizações... por que não adianta nada você publicar um post sobre a loja sendo que pouquíssimas pessoas visualizaram. Sendo assim mantenha a calma, e você que começou agora com o seu blog continue postando e dando o seu melhor para conseguir leitores fieis e as parcerias surgiram.

Quando começar a ir atrás de parcerias?

Bom como eu disse na pergunta acima. Seu blog tem que ter leitores ativos! O número de seguidores vai de loja para loja. Então eu acho que no mínimo 300 seguidores, não que isso seja uma regra pode ser que tenha lojas que fecham com menos pois seu conteúdo podem chamar mais atenção. Mas como tem lojas que exigem mais.... E também as visualizações e comentários. Ás visualizações mostram o tamanho do público que te segue, e os comentários mostra que as pessoas estão interagindo , por isso também responda sempre os comentários para mostrar que você está sempre interagindo com os seus leitores.


Mídia kit

Muitas blogueiras tem o seu mídia kit. Mas muitas blogueiras iniciantes não sabe o que é isso. Bom o mídia kit é um arquivo que tem todas as informações sobre o seu blog. Número de seguidores, total de visualizações no seu blog... E você pode está mandando esse arquivo para as empresas. Mas na minha opinião o mídia kit não é uma coisa que você tenha que se preocupar agora, de como fazer, e tals. Você pode está mandando as informações do seu blog em um pequeno texto mesmo. Mas se você quiser é bom fazer. Pra você que ainda ficou na dúvida de como é, olhe esses exemplos de mídia kit:

Blog da Maanuh

Blog Não me mandem flores

Blog Contraditorium

Blog Keep Calm Diy


Lojas

Comece pedindo parcerias com lojas menos populares, pois quanto maior a loja for maior será as exigências e as chances de conseguir parcerias vão diminuir. Já reparo que aquelas blogueiras mais famosas tem parcerias com lojas que outras blogueiras não tem? Como por exemplo Mac, Sephora, Tracta... Isso por que o público delas são bem maiores e provavelmente elas sem precisam entrar em contato com eles, a empresa mesmo vem até elas e fazem sua proposta. Por isso no começo não procure por lojas muito grandes, a gente tem que dá um passo que podemos alcançar. Outra coisa é sempre pesquisa sobre a loja, afinal você vai está divulgando a empresa e indicando para os seus leitores. Se depois que o seu leitor fazer uma compra na loja, e tiver alguma problema com a loja poderão reclamar com você, mesmo que você não tenha culpa e você e seu blog ficará com uma má reputação.


Como entrar em contato

Você pode está entrando em contato com a loja procurando o endereço de email pela aba contato do site oficial da loja e mandando um email, com a sua proposta de parceria. Algumas lojas tem um formulário de contato no próprio site para você preencher com seu nome, assunto e sua mensagem e enviar direto para a loja.

O que escrever no email

Muitas meninas tem essa dúvida de o que escrever no email. MAS POR FAVOR MENINAS NÃO ESCREVAM A SEGUINTE MENSAGEM, QUE EU SEI QUE MUITAS MENINAS ESCREVEM!!! 
" Oi me envia alguns produtos para eu testar e divulgar no meu blog? " Sei que tem muitas meninas  quando vão manda uma proposta de parceria logo de cara pedem produtos, Calma. não faça isso primeiro que a loja vai ver que você não está com o mínimo de interesse na loja, e fora que você está sujando sua imagem, por que as lojas vão pensar que você só quer ganhar produtinhos de graça! Tente ser o mais formal possível e espera eles te responderem com a proposta deles, caso te interesse feche a parceria. Aqui vai um exemplo que sempre uso nos meus emails para parcerias: " Olá, sou (seu nome) dona do Blog (nome do seu blog). Gostei muito da sua empresa/loja e gostaria de conhecer seus produtos e divulgar para meus leitores. Meu blog possui... aí você coloca todos os números de seguidores do Blog, e se tiver do Facebook, Twitter e por aí vai. Meu blog fala de....coloque sobre os assuntos tratados. Vocês fazem parcerias com Blogs? Seria uma honra para mim ter vocês como parceria em meu Blog. Aguardo uma resposta, obrigada!" E não se esqueça do link do seu blog no final... Feito isso aguarde o contato da loja, não fique ansiosa querendo que eles te respondam no dia seguinte, pois raramente isso vai acontecer, as lojas tem compromissos e ás vezes podem não ter tempo de responder todos os emails imediatamente, então relaxe e aguarde haha. 

Tipos de parcerias

Quando a loja te responder ela pode te responder com uma dessas propostas de parcerias:

Cupom de desconto: A loja te disponibiliza um cupom com um certo valor em desconto para as suas leitoras. Quando alguém utiliza o seu código de desconto em suas compras na loja, vai gera uma certa comissão em dinheiro para você. Certas lojas tem uma meta quantidade de comissão para você poder resgatar. Depois que você resgatar a comissão ela poderá vim pra você em dinheiro mesmo, ou a loja te da um certo valor pra você comprar produtos na loja.

Resenhas: A loja te disponibiliza produtos ou kits com os produtos da empresa para uma resenha em seu blog. Depois da resenha a loja poderá ver o número de acessos que o seu post recebeu e poderá sempre te mandar produtos pra você testar, resenhar e mostrar ao seus leitores.

Postagem paga: A loja te paga um certo valor pra você fazer uma propaganda falando sobre ela em postagem ou vídeo.

Sorteio: A loja te manda produtos pra você sortear em seu blog com os seus leitores.

Meninas então é isso desculpem por esse post gigante, é que eu queria tentar esclarecer todas as dúvidas (espero que eu tenha conseguido). Então é isso espero que tenham gostado se tiveram mais alguma dúvida deixem nos comentários que tentarei responder. Então beijos e até a próxima

46 comentários:

  1. simplismente vc arrasou com esse post.
    pois tira todas nossas duvidas
    em fazer parcerias.
    amei mesmo e concerteza irei levar com migo....
    xero.

    ResponderExcluir
  2. Verdade,a primeira impressão é a que fica,adorei as dicas,vai ajudar muitas meninas que estão começando,bijokas
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas...Primeiro vc precisa conquistar seu espaço para depois indicar algo.
    É legal fazer uma pesquisa de público antes.
    Gostei, muito legal!
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
  4. Oi querida tudo bom?
    achei super legal suas dicas,tenho o blog a 2 anos mais que me dedico a ele ha um ano,e agora que as parcerias estao vindo de leve,tipo hj algumas empresas ja comecam entrar em contato,mais olha tem muito caminho pela frente,se alguem criar o blog somente p conseguir produto,pode desistir ne?
    gostei demais de suas dicas
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, recheado de dicas, e esclarecendo varias duvidas!

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu post eu tenho midia kit, tenho até que fazer outro vou fazer de 2015 esperar, para começar com parcerias.

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas dicas, tenho parceria com algumas lojas, mas também estou na luta para conquistar mais, e é sempre bom trocar informações para fazer crescer nossso blog! bjos

    ResponderExcluir
  8. Que bacana sua postagem , já pedi muitas parcerias levei vários nãos e vários sims graças a Deus , hoje em dia não ando com pique pra correr atrás de parcerias mais ainda arriscou uma aqui outra acolá ... O que tenho que providenciar é um mídia kit , tem marcas que só fecham parceria se seu blog tiver esse mídia kit .

    Bjs suas dicas vão ajudar muitas blogueiras novas.

    ResponderExcluir
  9. For hoje mesmo estava falando com umas amigas blogueiras sobre isso, adorei o poste. Eu acho que no começo a pessoa tem que se concentrar em dar o seu melhor pro blog, trazer um conteúdo bacana para depois pensar em parcerias.
    Eu estou em uma fazer de conquistar meus leitores, e depois conquistar as empresas rsrsr . Amei seu postes dicas super validas.

    ResponderExcluir
  10. Muito boas as dicas Camila, eu caí de paraquedas nisso de parcerias, não tinha a mínima intenção de ter, foi acontecendo ... a primeira foi um convite e fiquei meio assim, não sabia se aceitava... depois enviei e-mail para algumas, poucas na vdd, mas em todos fui bem atendida, levei alguns nãos educados rs outros levei sim, mas que eu não achei q seria válido, então não aceitei... as que tenho atualmente, sou muito grata pq estão me proporcionando a experiencia, meu blog não tem nem um ano ainda, devagar futuramente sei que terei mais condições de ter mais parcerias, agora é continuar com meu conteúdo, com as parceriasq tenho e é bacana essa interação empresa/ blogueira /público. Eu nem me considero blogueira, é um hobbie para mim, e estou gostando a bessa desse universo, conheço pessoas legais, blogs interessantes, dei uma arrumada no meu layout, ano q vem vou comprar um domínio, me falta um mídia kit q tbm vou ver depois, eu fico muito feliz qnd olho lá nas estatísticas e vejo que em dias q nem divulgo, tem 300, 400 visitas ... msm q as pessoas não deixem um comentário, a gente sabe que estão nos visitando, lendo algo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post, ajudou e muito a esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto. No momento não procuro parcerias mas sei bem como é meu Blog já teve várias. Como mudei de nome recentemente estou esperando ele firmar novamente para só então ver se realmente vale a pena procurar parcerias no seguimento que escolhi para o Blog, mas isso é assunto mais para frente. Adorei o post.

    Bjos Alê e suas Singularidades
    http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Super importante esse post, ótimo para esclarecer duvidas! No começo sempre é difícil.
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kamyla
      No começo é sempre complicado mesmo rs
      Beijos

      Excluir
  13. O seu post soluciona muitas questões para blogueiras iniciantes, mas a minha dica é procurar por parcerias que você se identifica e saber administrar, pois sempre tem roubada por aí.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  14. Arrasou amada
    O post e bem recheado de conteudo
    O mais bacans e que cm.este post
    Voce ajudara muitas blogueiras
    Principalmente as iniciantes

    ResponderExcluir
  15. Excelentes dicas! Muito esclarecedora, eu tive muitas dúvidas no começo e posts como o seu me ajudaram muito. Parabéns! Bjs!

    http://pitacosdaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, adorei! Parcerias no blog são ótimas, mas quando é feito tudo certinho né? Amei as dicas o seu post foi super completo. Parabéns e muito sucesso pra ti linda!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa Renata
      É muito bom sim quando feito corretamente né? rs
      Beijos

      Excluir
  17. Achei bem válido esse post com as dicas , eu não tenho nenhuma e nunca corri atrás de parceiros, acho super bacana quem tem pq é sinal que o blog está crescendo e se firmando... Ahh vc poderia fazer um post explicando as furadas de alguma parceria pois já vi muitas meninas comentando de algumas roubadas que entraram bjs

    lisa-more.blogspot.ch
    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão Lisa
      Com certeza tem muitas viu...
      Beijos

      Excluir
  18. Olá querida que ótimo post hein.. adoreiiii... tenho algumas parcerias no meu blog e hj algumas empresas estão entrando em contato comigo e isso é muito gratificante né?
    Mas só faço parceria com empresas que tem meu jeito e que eu si que vai agradar minha leitoras.
    Seu post vai ajudar muitas meninas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Drii.
      Ser chamada por empresas é muito gratificante mesmo Drii
      Mostra que seu trabalho está sendo reconhecido =)
      Que e o sono de toda blogueira
      E também é muito importante fechar parceria com lojas e que tem a ver com os temas que você aborda.
      Beijos

      Excluir
  19. Perfeito seu post, com explicações detalhadas e principalmente ensinando como deve fazer o e-mail o primeiro post que encontro assim, parabéns!

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  20. SEm sombra de dúvidas um post que explica e muito do que as blogueiras iniciantes precisam saber. Muito legal flor, afinal tem muitas dicas aqui que não são seguidas pelas meninas e elas depois reclamam que o blog não cresce e etc. Acho só que algumas tem mesmo um conteúdo até muito bom, mas pecam na hora da grafia, escrevem errado demais, aí não tem jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana
      É se todas seguissem isso o blog poderia crescer mais rápido
      Beijos

      Excluir
  21. Esse tipo de post é ótimo sabe principalmente pra quem ta começando e quer levar a serio...infelizmente já recebi de empresas alguns email falando e perguntando se iria receber os produtos e realmente iria resenhar pq eles estavam cansados de enviar e blogueiras sumirem kkkk Esse tipo de post ajuda e muito.
    bjokas
    lainemenezes.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laine
      Espero que tenha ajudado
      Essa situação que você falo, eu esqueci de colocar no meio das dicas, pois deve acontecer muito com iniciantes ou não
      Beijos

      Excluir
  22. Adorei seu posts, as suas dicas foram perfeitas, tenho certeza que vai ajudar muito as meninas que estão começando!

    ResponderExcluir
  23. Super legal as dicas e com certeza dedicação é tudo. Tenho o blog há um ano e agora que estou conseguindo parcerias. Acho que 300 seguidores pouco pois várias empresa desejam a cima de 2000. Mídia kit é super importante! vale a pena gastar um tempinho e bolar um vc a gente mesmo. Ajuda muito!! beijinhos e parabéns pelo post detalhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada
      Então, eu disse 300 mais para quem está começando e como eu disse, tem que buscar empresas que estão ao seu alcance. O número de 2000 é bom também pois com 2000 seguidores, se consegue parceria com lojas maiores, mas pra quem é novo no assunto e quer fechar parcerias, 300 seguidores é um número bom, mas a blogueira vai conseguir fechar parceria com lojas mais pequenas, pois o seu blog ainda está pequeno
      Beijos

      Excluir
  24. Essa dicas são ótimas. Não me dedico muito ao meu, mesmo porque ele serve mais para algo como catálogo das artes que faço..ei ja sabe vem encomendas e mais encomendas e tempo para o blog em si some rsrsrssrsrs!

    ResponderExcluir
  25. Gostei do post, pois dá uma forma geral de como funciona as parcerias e seus efeitos.
    Acho que o MK e o cartão de visitas do blog, também ajude nos contatos.
    Mas vejo por assessoras que elas olham tudo, sobretudo, a resenha, a escrita, o conteúdo em bom português, o estilo e o comportamento da blogger perante o blog e redes sociais.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana
      Sim , a maioria das empresas reparam muito nisso
      Beijos

      Excluir
  26. Ótimas dicas.. Arrasou no post... <3
    Eu sou blogueira e empresária... tanto receboemails pedindo parcerias com blogs, como também recebo emails de empresas querendo parcerias. Algumas empresas, que eu me identifico, envio meu mídiakit e meu mídia social... Tenho tido bons resultados.
    Mas só comecei a ter parcerias no blog depois que amadureci a ideia de assumir ser blogueira, pois tenho blog desde 2006 e só esse ano que caiu a ficha que eu amo o que eu faço.
    Parabéns, amore... arrasou mesmo com esse post.

    Beijinhos
    www.julianefreire.com.br

    ResponderExcluir
  27. Bacana o post gostei

    Angelicaliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. O post ficou maravilhoso, e tudo muito bem explicado, está de parabéns!! Sucesso.

    www.kamillasouza.com.br

    ResponderExcluir
  29. Iiaii, lindona?!
    Olha, até hoje não consegui fechar nenhuma parceria legal para o meu blog e seu post veio para ajudar. Meu blog tem pouco mais de 2 anos, mas ainda estou com dificuldades em conseguir esses parceiros.
    Seu post foi muito prestativo e agradável. Obrigada! ^^

    Adoraria se você fosse me visitar! Deixo aqui o convite.
    https://www.mevirosozinha.com.br
    Beijão, princesa! :*

    ResponderExcluir
  30. Olá! Amei suas dicas. Esclareceu tudo perfeitamente.
    Muito obrigada !!!

    ResponderExcluir