02/11/2014

Cuidados com os cabelos no verão

No verão não é só o corpo e a pele que precisa de cuidados não, no verão os cabelos também precisam de uma atenção especial, pois sofrem com o s efeitos do sol, mar e piscina. Saiba quais são as dicas e como manter os cabelos lindos e saudáveis na estação mais quente e divertida do ano.


Raiz oleosa

Já reparou como o seu cabelo fica mais oleoso na raiz e ressecado nas pontas durante o verão? Pois é, a oleosidade vem do excesso de calor, que ativa as glândulas sudoríparas e sebáceas. Elas são responsáveis por produzir suor e oleosidade, e acumulam no couro cabeludo, deixando o fio com aspecto pesado e sem brilho. Para tirar esse aspecto é muito simples: Lave bem os fios! Use um xampu adstringente com ativos refrescantes como a menta, e altere com um neutro para evitar o efeito rebote (quanto você tira a oleosidade o corpo inteiro interpreta como ausência total e acaba produzindo ainda mais sebo) E não se esqueça de usar condicionador apenas no comprimento, longe da raiz.

Pontas secas

Por outro lado, os raios solares atingem diretamente a cutícula do cabelo, destruindo a queratina (substância responsável pela proteção do fio). Assim, suas melenas ficam com aspecto ressecado, áspero e com pontas duplas. Veja o que fazer para não ter esses problemas!

Use produtos para cabelo específicos  com proteção solar (xampu, condicionador e leve-in).

Evite deixar os fios expostos ao raios ultravioletas. Use um lenço, chapéu ou boné quando estiver exposta ao sol. Eles ajudam a proteger os fios e são muito estiloso!

A cada 15 dias, faça uma hidratação. Escolha produtos á base de óleos naturais, silicones e especiais, com vitaminas e hidratantes, como o ácido hialurônico.

Mantenha sempre o corte de cabelo em dia para evitar as pontas duplas, pois elas deixam o cabelo com aspecto ainda mais ressecado.

Tintura

Para as garotas com os fios tingidos, o cuidado é redobrado. Os raios solares (novamente eles!), penetram no fio e oxidam o pigmento artificial, deixando os fios escuros e avermelhados e os claros amarelados. 
As garotas loiras têm ainda mais um problema: depois de um banho de piscina, o cabelo pode ficar esverdeado! isso acontece porque o sulfato de cobre (produto utilizado para tratar a água da piscina) se liga á queratina, resultando no tom verde que ninguém merece! Nos dois casos, a solução é usar produtos leve-in que formam uma película protetora no fio e diminuem o seu contato com a água. Outra dica bacana é tomar uma ducha de água doce depois de entrar no mar ou piscina. Se não houver um chuveiro por perto (algumas praias não têm), leve uma garrafa de água para enxugar os fios. Dá um pouco de trabalho, mas você vai ver que o resultado compensa!

Então é isso meninas, sigam as dicas e mantenha o seus cabelos saudáveis nesse verão.
Beijos e até a próxima.

15 comentários:

  1. O verão é ótimo, mais acaba trazendo danos pro cabelo =(
    Com certeza vou seguir suas dicas, adorei!
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Olha passo o ano todo tentando cuidar dos cabelos e no verão intensifico, não sou muito de piscina porque ai que o cloro detona mais... amei o post, parabéns!

    Beijos,
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas , meus cabelos andam com as pontas super ressecadas , vou cortar e usar um shampoo com proteção e também fazer umas hidratações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!
    O nossos cabelo também merecem cuidados mais ainda no verão com todo esse sol piscina, praia...

    Vou seguir as dicas!!

    Beijos Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi Camila, adorei a dica pq meu cabelo é justamente assim: raiz oleosa e pontas secas, mas é o ano todo, no verão piora. Tenho feito hidratação a cada uns 8 dias , e uso sempre shampoo para cabelos oleosos... melhora bastante.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Opa, ótimas dicas. Meu cabelo sempre dá mt trabalho no verão. Vou por em prática.

    ResponderExcluir
  7. Opa, amo dicas pra cabelos ainda mais no verão que costuma detonar legal nossas madeixas. Arrasou no post, curti demais!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  8. É bom mesmo termos mais cuidado com os cabelos nessa estação! Ótimo poster!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que sou realaxada um pouco com meu cabelo, apesar de não ser tão bom assim.
    Mas tento encontrar produtos que dá certo com ele.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Meus cachos hidrato 3 vezes por semana, na praia compro uma hidratação mais em conta para usar sempre que chego em casa e deixo as potentes para uma vez por semana.
    Gostei, muito legal suas dicas.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  11. Tenho cabelo oleoso na raiz,é um problema viu
    Tenho que lavar todos os dias,adorei a dica
    beijos

    ResponderExcluir
  12. As pontas do meu cabelo são o meu maior problema! pareceque nada dá jeito hehehehe otimas dicas, beijoss

    ResponderExcluir
  13. afff no verão meus cabelos fica mais secos ainda, tenho que nutrir muito eles, senão acabo com ele

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, verão pra mim é = clube todo fim de semana, mas esse será o primeiro no qual eu vou com o cabelo vermelho, eu sempre voltava pro castanho nessa época pra dar menos trabalho. Com certeza vou usar bastante as suas dicas nessa estação

    ResponderExcluir
  15. Menina, vocês descreveu o meu cabelo, ele é descolorido nas pontas e fica tão seco. No verão piora muito, e na raiz dá até pra fritar um ovo rs'. Gostei das dicas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir